A chuva proporciona muitos benefícios para a natureza e até mesmo para a nossa saúde, porém, ela causa prejuízos quando se trata da qualidade da água da piscina, isso porque a composição presente da água da chuva é diferente da água presente na piscina.
Com isso, pode haver um desequilíbrio dos químicos, afetando principalmente a aparência e a qualidade da água.
O período de chuvas intensas costumam ocorrer em dias mais quentes, assim, o cuidado deve ser redobrado. Se você tem piscina, deve entender o que a chuva pode causar e como manter a água sempre limpa e bem cuidada.
Para manter a sua piscina ideal para uso, continue acompanhando este conteúdo até o final. Boa leitura!
Os cuidados com as piscinas em épocas de chuva devem ser realizados, considerando o acúmulo de resíduos pela área como pedras pequenas e folhas. Com isso, sem a devida manutenção, a piscina pode apresentar uma água turva e até mesmo com outra coloração.
Quando isso acontece, o trabalho para deixá-la cristalina pode demandar mais prejuízo, então, é indicado que os cuidados sejam iniciados antes das chuvas.
É necessário eliminar todo ou qualquer vestígio de sujeira presente na água. As algas tendem a se proliferar em ambientes úmidos, podendo em casos mais sérios causar infecções na pele. Nesse caso, escove as paredes, o fundo e as bordas da piscina para eliminar a sujeira por completo.
Ao perceber que as algas estão com uma coloração amarelada, o cuidado deve ser redobrado, pois somente produtos químicos como o algicida podem tratar o problema.
Considerando um processo de escovação mais simples, cubra a piscina com uma capa de proteção apropriada para evitar que impurezas caiam na água. Lembre-se de prendê-la nas bordas para que não se solte.
Uma medida de proteção como essa afasta poeiras e resíduos, conservando a água por mais tempo.
Indica-se que a piscina seja aspirada pelo menos uma vez por semana, pois com a falta de movimentação na água, a sujeira pode se acumular no fundo. Sendo assim, procure sempre tirar os excessos de sujeira com uma peneira, diminuindo o esforço com a aspiração.
Controlar os níveis de cloro e pH é de grande importância, considerando que, caso estejam abaixo do nível, contribuem para a proliferação de fungos e bactérias.
Uma dica é determinar um horário para filtrar a piscina, e assim garantir o efeito projetado pelos produtos que tratam a água.
É fundamental compreender que a água da chuva tem uma composição diferente de uma água de piscina, sendo mais ácida e acompanhada de sujeira.
Quando a água da chuva cai na piscina, torna-se fundamental uma manutenção para que os efeitos das águas sejam combatidos. Confira os principais efeitos negativos que se destacam!
A água da chuva é cheia de impurezas que acabam indo para a piscina, assim, a água se torna cada vez mais turva, perde a sua cristalinidade e aparenta opacidade. Existem casos onde a poeira fica suspensa e pode ser verificada a olho nu.
É importante compreender que a água da chuva tende a ser mais ácida do que a água da piscina, tendo em vista que acumula muitos poluentes. Por esse motivo, quando em contado com o tanque, provoca uma redução significativa do nível de pH.
A chuva, quando em contado com a piscina, faz com que a alcalinidade caia. De forma geral, o controle desse químico é o que garante um pH considerável. Assim, com uma baixa taxa de alcalinidade, a água fica mais corrosiva junto a uma água de cor verde e turva.
Com os parâmetros desequilibrados, é comum que as algas apresentem uma maior concentração, o que torna a água mais esverdeada ou até mesmo marrom, tudo depende da espécie de alga que foi formada na piscina.
Cuidados devem ser tomados antes e depois das chuvas, garantindo sempre a qualidade da água da piscina. Um ponto de atenção é manter o volume adequado de água, evitando futuros transbordamentos.
Além disso, manter os níveis de cloro e pH sob controle, faz com que os efeitos causados pelas chuvas não sejam tão agressivos.
Já após a chuva, é importante retirar a sujeira que estiver boiando e, se for necessário, fazer o uso de clarificante, aspirar o fundo, medir e corrigir os químicos, se for o caso. Somente assim a piscina estará sempre limpa e pronta para uso.
Com tanta dica ficou fácil cuidar da sua piscina em todas as épocas do ano, não é mesmo?
Fale com nossos especialistas e garanta os melhores produtos do mercado para a manutenção da sua piscina!